sábado, 18 de março de 2017

Importar via Chile


Primeiramente vou destacar as vantagens de importar via Chile além do acordo com a União Européia, apesar do Brasil ter um acordo de comercial com o Chile vamos destacar as vantagens e desvantagens:




1-      Os impostos de importação no Chile são bem menores que no Brasil.
2-      As taxas dos portos Chilenos são muito mais baratas que as praticadas nos portos do Brasil.
3-      Mesmo o Chile sendo menor que o Brasil seu mercado industrial está em constante crescimento principalmente as empresas agrícolas e de mineração.

 Segue o destaque dos pontos que são menos vantajosos :

1-      Logística : do Chile para o Brasil as principais vias de transporte são aérea e rodoviária, porém um caminhão de Santiago para São Paulo chega a levar aproximadamente 4 dias, pois não tem ferrovias e nem túneis e as estradas contornam os Andes.

2-      Apesar do Brasil ter um acordo de comercial com o Chile (mesmo que de pequeno alcance), isto não garantirá que todo produto que tiver como procedência o Chile, terá direito à redução do imposto de importação.

3-      A condição básica para qualquer acordo comercial é que o produto tenha um percentual de produção local. Isto significa que um produto fabricado na Itália ou qualquer outro país que “transite” pelo Chile sem que agregue valor, não terá direito ao Certificado de Origem (documento que permitirá a redução do imposto de importação).

4-      a origem da mercadoria é um dos pontos mais importantes em um embarque de importação. Inclusive, o fabricante deverá ser mencionado da Declaração de Importação. A menção de origem diversa da correta poderá trazer sérias punições ao importador brasileiro. Portanto, vou analisar com cuidado com este assunto entrando em contato com o pessoal do Chile para avaliarmos a melhor possibilidade.

5-      Para fazer uma importação via Chile para o Brasil uma Trading Company vai ter de fazer a importação da Itália para o Chile e depois para o Brasil ai tem o custo de comissão de serviços prestados pela Trading , ou abrir uma  filial no Chile para fazer o serviço de importar da Itália, é outro fator para se avaliar o beneficio. 

6-      Como lhe contei anteriormente procuro passar as minhas importações pelos Portos e os Estados que tem as melhores taxas aqui no Brasil, evitando principalmente o Estado de São Paulo.


7-      O Brasil tem descontos de impostos para produtos industriais que não tem fabricantes no Brasil, no caso de Bens de Capital (BK), principalmente quando o único fabricante brasileiro faz apenas equipamento obsoletos tecnologicamente, por isso podemos pleitear desconto de impostos (Ex-tarifário) para estes equipamentos e para outros equipamentos que não tem similares fabricados aqui no Brasil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário